terça-feira, 3 de abril de 2012

NUTRIÇÃO - ADOLESCENTES

            A adolescência é um período de intensas transformações físicas, psicológicas e comportamentais. 
As necessidades nutricionais são influenciadas pelo aumento na velocidade de crescimento (estatura e ganho de peso), desenvolvimento físico e maturação sexual (desenvolvimento de características sexuais – feminias e masculinas). Estas podem ser especiais se o adolescente participar de modalidades espotivas intensas ou se a adolescente engravidar. Embora adolescentes masculinos e femininos ganhem peso, existe uma grande diferença entre os sexos. Em geral,  as meninas ganham mais gordura corporal e os meninos mais massa muscular.
Nesse período há mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares que podem ser interferidos por fatores psicológicos, sócio – econômicos e culturais. Os adolescentes passam gradativamente maior tempo fora de casa, na escola, em cursos e com os amigos. Esses são fatores que também influemciam na escolha dos alimentos.
Grande parte dos comportamentos adquiridos, são mantidos ao longo da vida.  É o momento privilegiado para intervenções na área da saúde e da nutrição, tendo em vista a adoção de hábitos de vida saudáveis, a promoção da saúde e prevenção de doenças na vida adulta. Pode-se evitar erros ou vícios alimentares, que poderão acarretar danos à saúde.

          
 
Atendimento Nutricional para adolescentes

Avaliação Nutricional
Avaliação do consumo alimentar
Avaliação da composição corporal
Avaliação clínica
Verificação de exames laboratoriais
Elaboração de plano alimentar 
Orientações e recomendações nutricionais
Acompanhamento do crescimento
Atividades - Reeducação nutricional 



Referências:
CAROBA, et al. Consumo alimentar de adolescentes matriculados na rede pública de ensino de Piracicaba – SP. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, n. 12, v. 1, 2005.
FRANÇA, A.A, et al. Hábitos alimentares e estilo de vida de adolescentes estudantes na rede pública de ensino da cidade de Maringá – PR. Iniciação Científica, CESUMAR, v.8, n. 2, p. 175-183.
GAMBARDELA, A.M.D, et al. Prática alimentar de adolescentes. Rev. Nutrir., Campinas n. 12, v. 1, jan./ abr., 1999.
MAHAN, L. K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause: alimentos, nutriçãoe dietoterapia. 10. ed. São Paulo: Roca, 2002.
NÓBREGA, F. J. Distúrbios da Nutrição. Rio de Janeiro: Revinter, 1998.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola - São Paulo: Nutrologia, 2006. 64 p.