domingo, 1 de abril de 2012

NUTRIÇÃO - PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

  Todas as formas de atividade física são benéficas para saúde. Qualquer trabalho que envolva atividades que exijam movimento do corpo como andar, correr, jogar, subir ou descer escadas, limpar a casa, dançar, lavar o carro,  gasta energia física.
  A atividade física frequente e regular, ajuda a prevenir o sobrepeso e a obesidade, contribui para a redução do peso e redução da porcentagem de gordura corporal, melhora a força física e muscular,  é benéfica para a saúde emocional e mental, mantém músculos, ossos e articulações fortes, aumenta o gasto energético, ajuda a manter os perfis hormonais e sanguíneos equilibrados e, as funções do sistema imunológico e intestinal dentro das normalidades.
      A nutrição desempenha o papel fundamental de fornecer a energia e nutrientes necessários para o trabalho realizado no exercício. Além disso, pode melhorar a capacidade física, reduzir a fadiga e o tempo de recuperação pós exercício,  reduzir lesões ou recuperá-las, melhorar o desempenho e auxiliar na manutenção do peso corporal.
 Cada pessoa tem necessidades nutricionais específicas e individuais. Para praticantes de exercícios não é diferente. As recomendações dependem do tipo de exercício, sua intensidade, duração, frequência e depende também das características de cada pessoa (peso, altura, idade, se apresenta ou não algum problema de saúde que exige atenção especial para alimentação, atividades do dia a dia, hábitos culturais, religiosos etc).
         Assim como o consumo adequado de alimentos em qualidade e quantidade, é importante para proporcionar carboidratos, proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais, a hidratação apropriada antes, durante e após  a atividade física também é. Com a elevação da temperatura corporal, durante o exercício, há perdas de líquidos do organismo, pelo suor e, se não houver reposição, a desidratação pode afetar as respostas fisiológicas, a força muscular , desencadear o aumento de câimbras e hipertermia e desta forma compremeter o desempenho e a saúde. A água é uma boa opção de reidratação por ser facilmente disponível, barata e por ocasionar esvaziamento gástrico relativamente rápido. Porém, dependendo do tipo, duranção e intensidade do exercício, além da reposição hídrica, é necessário a reposição de eletrólitos e de carboidratos.
     A alimentação saudável e a atividade física regular são aliadas fundamentais para a manutenção do peso saudável, redução do risco de doenças e melhoria da qualidade vida.
    Da mesma maneira que o profissional habilitado para orientar sobre alimentos e nutrição, para obteção do melhor estado de saúde é o nutricionista, o profissional resposável por orientar os melhores e adequados exercícios físicos são os profissionais formados em educação física.  As vezes, dependendo do estado de saúde e das condições físicas, é necessário também o acompanhmento de um cardiologista, fisioterapeuta e ortopedista.

Atendimento Nutricional para praticantes de atividade física:

Avaliação Nutricional
Avaliação do consumo alimentar
Avaliação da composição corporal
Avaliação clínica
Avaliação de exames laboratoriais
Elaboração de plano alimentar individualizado
Orientações e recomendações nutricionais
Reeducação alimentar


Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição.Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretariade Atenção à Saúde, Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
CARREIRO, Denise Madi. Entendendo a importãncia do processo alimentar. São paulo, 2009.
DAMILANO, Lucas Pires da Rocha. Avaliação do consumo alimentar de praticantes de musculação em uma academia de Santa Maria – RS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2006. Disponível em www.nutricaoativa.com.br
FELIX, Ileni Ribeiro de Santana. Avaliação do conhecimento de fontes alimentares e uso de suplementos esportivos em frequentadores da academia de ginástica Fitness Club em Guarulhos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo, v. 5, n. 27, 2011.
Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comparação da ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasiliera de Medicina do Esporte, v. 15, n. 3, 2009.
PULCENIO, Débora Gregório. Hábitos alimentares de praticantes de atividade física de uma academia de ginástica de Criciúma – SC.  Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, 2009.